segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lute contra as calorias



Nocaute nas gorduras!

Aulas de lutas para quem está fora de forma esse tipo de atividade é uma opção excelente para quem quer emagrecer e, principalmente, para os sedentários. Conheça os benefícios de 9 modalidades e esqueça o conceito de agressividade.

Jiu-jítsu até 1.200 calorias por aula

Com fama de agressivo, o Jiu-jítsu espanta um pouco o público feminino e as pessoas fora de forma. Contudo, o professor Murilo Santana , da academia Fórmula, garante que isso é um mito. "Ele desenvolve o controle da agressividade e das emoções, ao contrário do que todo mundo imagina", esclarece Murilo. "É um esporte gostoso de praticar, mas não é bonito de assistir. Assim, para quem não conhece, dá a impressão de violência", explica ele, acrescentando que a atividade não é de apresentação para o público. "Uma coisa eu garanto: quem faz Jiu-jítsu entra em forma". Uma boa dica para começar é levar um amigo. Vocês aprendem juntos, não se machucam e emagrecem. A aluna Barrie Louise Habka , de 19 anos, pratica há três e tornou-se campeã. "Eu não tinha formas, agora, meu corpo mudou. Fora isso, é bom de lutar e não tem nada de pesado ou voltado para a briga. É de paz", resume a atleta.

Kung Fu até 1.200 calorias por aula


Essa arte marcial de origem oriental é tradicional e conhecida. Mas se engana quem pensa que é um esporte masculino. As mulheres tomam conta das aulas de Kung Fu e entram em forma, seja qual for a idade. De acordo com o professor Ricardo de Souza, o Zeti, da academia Fórmula, (SP), os alunos perdem até 1.200 calorias em uma aula. "O pessoal sai pingando daqui", relata. Mais do que emagrecer, a modalidade oferece outros benefícios para o corpo e a mente. "O praticante desenvolve equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, concentração e aprende defesa pessoal", garante Zeti. Claudia Sanefuji , de 38 anos, faz a luta há três anos. "Desde que comecei, emagreci 9 kg", vibra a administradora de empresas. "A aula é deliciosa. Se eu pudesse, faria todo dia. Venho duas vezes por semana e, mesmo assim, vejo bons resultados", conta. O professor conta ainda que muitos alunos chegam a virar atletas. "Existem pessoas de nível avançado que perdem 1 kg numa única aula", afirma Zeti.

Karatê até 900 calorias por aula


Quem conhece o karatê sabe que ele não se resume a um esporte, mas a uma filosofia de vida, cujo objetivo é treinar a paciência e melhorar a convivência do praticante com a família e sociedade. "É uma luta que trabalha o equilíbrio emocional e se põe totalmente contra a violência", explica Robson Maciel , que ensina a modalidade na Academia Fórmula. Para a surpresa de muitos, a luta é indicada para mulheres, pois utiliza mais estratégia do que músculos. "Para praticá-lo não há necessidade de força e, sim, de técnica para surpreender o adversário", conta Robson que recomenda a atividade para sedentários. "O aluno aprende a ter controle emocional, lidar com suas fraquezas e tolerar os defeitos alheios", define o professor. Luiz Antônio de Oliveira, estudante de 19 anos, faz Karatê há 5 anos e conta como a atividade mudou sua postura física e mental. "Quando comecei tinha 14 anos e pesava 90 kg. Estava muito acima do meu peso. Agora, mesmo 5 anos mais velho, estou com os mesmos 90 kg, mas com um corpo ótimo", relembra Luiz, em plena forma, além de ser um homem de bem com a vida.

Kenpô Havaiano até 900 calorias por aula



Recém-chegado no Brasil, o Kenpô Havaiano é uma arte marcial moderna, cujas aulas são voltadas para a atividade física e entrar em forma. De acordo com o professor Roger Chedid, que dá aulas na Ecofit, é uma modalidade muito procurada por mulheres exatamente por isso. "Nas aulas, há pouco contato físico, oferecendo pouca probabilidade de alguém se ferir nesse esporte. Elas adoram porque não precisam ficar se agarrando com ninguém (nem batendo ou apanhando)", explica. Mas a aula queima muitas calorias. "É ótima para entrar em forma porque é bem puxada, exercita a força, o alongamento e até a meditação", define ele. Essa luta é uma mistura de Karatê, Judô, Jiu-jítsu, Boxe, Kung Fu e Aikido que, acredite, também enrijece glúteos, pernas e auxilia na perda de peso. "Quase metade dos alunos é do sexo feminino", revela o professor que também é faixa preta de Kenpô.

Capoeira até 800 calorias por aula



A Capoeira é bem difundida no Brasil. Não se conhece bem sua origem. O que se sabe é que é praticada desde a época da escravidão pelos negros. Divertida, a aula envolve música, dança, luta, exercícios musculares e aeróbicos. "Os alunos dependem uns dos outros. Todo mundo canta, luta e toca os instrumentos. No ritmo de hoje em dia, que vivemos isolados, esse contato é muito bom", afirma Paulo Renato Hermógenes, contra-mestre do grupo N'Golo e líder da roda de capoeira na Fórmula Academia. A estudante de 19 anos, Thaís Farsky, voltou a fazer a modalidade depois de anos e anos parada. "Quando fazia essa aula, tinha o corpo todo durinho e a barriga definida", conta ela. O professor afirma que quem está com alguns quilos a mais também consegue fazer e vai notar a diferença no corpo. "É bom para quem está precisando emagrecer porque é uma luta de pouco impacto, raras quedas e machucados. Os praticantes não entram em contato físico", explica ele.

Tae kwon do até 600 calorias por aula



No Brasil desde 1970, o Tae kwon do, arte marcial de origem coreana, é popular no mundo inteiro. Ela é diferente das outras porque a maioria dos movimentos é realizada com as pernas e tem os níveis divididos por faixas, como o judô. Portanto, qualquer um pode encarar! O professor Claudio Perez, da academia Competition, de São Paulo, conta que, em sua turma, há alunos jovens, mais velhos, gordinhos e magros. Por ser uma atividade aeróbica, o Tae kwon do é aconselhado para perder peso. Outra vantagem: o contato entre os combatentes é leve, oferece pouco risco. "As aulas não estimulam a agressividade", esclarece Claudio.

Body Combat até 850 calorias por aula



O Body Combat, que existe em muitas academias, não é uma luta, mas uma modalidade de ginástica aeróbica, baseada em movimentos de artes marciais. A técnica foi criada na Nova Zelândia, por uma empresa chamada Body Systems, que desenvolve outras atividades esportivas. O professor Marcelo Ramos de Oliveira, da academia Cia Athletica, afirma que o objetivo é queimar calorias. "O Body Combat não é uma aula para a pessoa aprender a se defender. É um exercício para o corpo, divertido e desestressante", define. As músicas e coreografias são animadas e divertem a turma, que acompanha o professor sem contato físico algum. "Para encerrar a aula, sempre fazemos movimentos mais leves, como os do Tai chi chuan, e exercícios para o abdômen", finaliza.

Boxe até 1.000 calorias



Que tal dar uns murros para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade? Se isso for pouco, pense que você pode perder até 1.000 calorias por aula. De acordo com José Eduardo Seabra, professor de Boxe da academia Ecofit, de São Paulo, qualquer pessoa pode participar, com segurança, da atividade. "Para pessoas fora de forma o programa é mais suave. Por isso, qualquer um consegue seguir as aulas", explica ele. "Dependendo do aluno, o professor não põe logo na briga", tranqüiliza. Ele garante que boxe é divertido e facilita a perda de peso. "Não é cansativo, como esteira, por exemplo. O aluno se diverte e, por conseqüência, emagrece", afirma o professor. As aulas variam de 45 minutos a 2 horas, dependendo no nível do praticante. "Eu tenho um aluno de 50 anos que perdeu 10 kg em menos de 2 meses", conta ele.

Tai chi chuan não há cálculo de calorias



Para emagrecer, ter mais preparo físico e enfrentar os problemas diários, o Tai chi chuan é uma ótima alternativa. Essa arte marcial é mais lenta e exige que o aluno trabalhe a concentração em movimentos leves, porém, firmes. "As calorias gastas não foram medidas, mas como há um grande esforço muscular, o emagrecimento acontece", diz o professor Yoshihide Takahashi, também da Fórmula. A modalidade valoriza a inteligência e aproveita essa capacidade para a realização dos movimentos sem necessidade de usar muita força. "Qualquer um pode fazer. É uma atividade terapêutica que muda o estilo de vida de quem pratica", garante o professor, que recomenda o Tai chi chuan para pessoas de todas as idades, estando ou não em forma

Fonte: Revista Dieta Já! / Ed. 129

Um comentário:

Higor Redígolo dos Santos disse...

Olá,
legal a matéria
Abraço
www.higorsports.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...